Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

PASTORAL SOCIAL

Todo o primeiro domingo de cada mês

arrecadação de alimentos para a

PASTORAL SOCIAL

Objetivo
Evangelizar à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja os agentes de pastoral e as comunidades desenvolvendo atividades e ações concretas que visem à transformação da sociedade para integrar fé e vida, ética e política, na defesa da justiça social econômica, da globalização da solidariedade.

SETOR PASTORAL SOCIAL
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

___________________________________________________________________________________________

A cartilha - O QUE É PASTORAL SOCIAL?

Constitui o resultado de uma reflexão que visa aprofundar os rumos da Pastoral Social na dimensão sócio-transformadora, linha 6, da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Trata-se de um fruto que amadureceu lentamente, trabalho de muitas mãos e muitas cabeças. Publicada pelo Setor Pastoral Social da CNBB, ela contou, direta ou indiretamente, com os esforços de outras pastorais e dimensões da CNBB, das demais Igrejas do CONIC, como também de numerosas entidades e movimentos da sociedade civil. Tal soma de esforços, durante a década de 90, por exemplo, tornou possível a realização das Semanas Sociais Brasileiras, do Grito dos Excluídos, da Campanha Jubileu Sul em torno da Dívida Externa, a qual conduziu ao Simpósio, ao Tribunal e ao Plebiscito (cfr. Capítulo 9). Podemos dizer que o I Encontro Nacional da Pastoral Social, realizado na cidade de São Paulo em outubro de 2000, representou um ponto de partida e um ponto de chegada da reflexão que acompanha estas páginas. A cartilha está organizada da seguinte forma: nos primeiros capítulos procuramos traçar alguns elementos da realidade brasileira (c.1), responder à pergunta do título (c.2 e 3), esclarecer como surge e qual o rosto de cada pastoral e organismo (c.4 e 5), indicar sugestões
de como começar um trabalho no campo social (c.6) e mostrar a articulação das atividades (c.7). Em seguida, busca-se iluminar a realidade e a prática, aprofundando as bases bíblicoteológicas de uma ação sócio-transformadora (c.8). Por fim, os últimos capítulos apontam atividades, pistas e perspectivas de atuação concreta (c.9 a 12). O subsídio quer ser um instrumento pedagógico destinado às pastorais e organismos do Setor Pastoral Social, bem como às dioceses, paróquias e comunidades que desejam iniciar e/ou fortalecer um trabalho no campo da ação social e política. O objetivo é tornar mais eficaz e incisiva esta ação, iluminada pela Palavra de Deus, pela prática de Jesus Cristo, pela Doutrina Social da Igreja e pela experiência pastoral de nossa caminhada. Com a cartilha, o Setor Pastoral Social pretende fornecer pistas aos que atuam no campo tão vivo e complexo das mudanças sociais e políticas, sem esquecer, entretanto, que o mais importante é a criatividade e a espontaneidade de cada um no seu compromisso cristão. Como instrumento, o material incentiva mas não substitui outros subsídios adaptados a cada região e a cada realidade específica.

Dom Jacyr Francisco Braido
Bispo de Santos/SP